Qui. Dez 3rd, 2020

Qrcode

A partir de 1 de Janeiro de 2021 todos os programas de faturação passam a ter dois novos campo com preenchimento obrigatório. Ou seja nas faturas e noutros documentos fiscalmente relevantes, tem de vir impresso o QR code e o código único de documento ATCUD. Entretanto o campo do ATCUD, código único de documento, foi adiado para 2022.

QR Code

Click para saber mais

Portaria nº 195/2020, publicada a 13 de agosto, regulamenta os requisitos de criação do código de barras bidimensional, o conhecido QR code, e do código único do documento, chamado ATCUD. Este é mais um passo determinante para o fim das faturas em papel e o respetivo registo automático no e-factura.

Esta portaria também definia, que entre 1 e 31 de Dezembro de 2020 (entretanto adiada para 2022), teriam que ser comunicadas à AT as séries documentais que iriam estar na origem do código único de documento.

A obrigatoriedade de todas as faturas e outros documentos fiscalmente relevantes terem um QR code tem impacto no software, mas também no hardware, ou seja, os Clientes terão que garantir a legibilidade e qualidade das impressoras para impressão o QR code.

ver mais